segunda-feira, 14 de junho de 2010

Amanhã vai ser outro dia

Estava refletindo agora sobre o papel dos blogs na divulgação da informação em comparação a outros meios como o twitter ou coisas do gênero. Os tamanhos das revistas, jornais e de seus conteúdos vêm cada vez mais compactos. As pessoas querem apenas tópicos, sem precisar ir na fonte. Isso acontece nas faculdades também. Os alunos reclamam pela dificuldade das provas quando nem ao menos leram os textos que foram disponibilizados, contentando-se com os planos de aula passados pelo professor, quando muito. Nesse sentido, os blogs são reflexos dessa realidade que exige compactação, mas ao mesmo tempo permitem um desenvolvimento do pensar maior do que os demais meios que foram criados nos últimos anos. Textos bons não precisam ser longos, mas precisam ser textos, e isso os demais meios não permitem, com limitações enormes (ou seriam minúsculas) às possibilidades de desenvolvimento mesmo de uma frase mais complexa. Não estou tão discrente quando ao futuro, no entanto. Acredito que a história é cíclica, e que em algum momento as coisas mudarão em outro sentido. Mesmo com os recursos atuais, é possível se fazer muita coisa.
E pensar que queria originalmente escrever alguma coisa sobre o jogo do Brasil amanhã...

4 comentários:

Ana Cecília Dantas disse...

Rapaz, não obstante eu concorde com tudo o que foi dito, não deixo de ver algum valor no twitter, que com sua limitação de caracteres acaba estimulando as pessoas a criarem frases curtas, porém cheias de conteúdo.
Graciliano ficaria orgulhoso...
=p

Yguaratã C. Cavalcanti disse...

Falou tudo quando disse que a história é cíclica. Contudo, resta uma pergunta: ainda há espaço para encurtamento de texto/conteúdo? Já estamos nos 140 caracteres, será que vamos para os 40?

ketleen villalba disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ketleen villalba disse...

Realmente cada vez menos as pessoas (principalmente os jovens) escrevem coisas boas, longas e corretas!
Lá se foi a época dos bons leitores e consequentemente ótimos escritores!


gostei do blog! acesse http://blogdaketleen.blogspot.com/

Suas idéias são um tanto quanto INSANAS?